UTILIZANDO O CONHECIMENTO PARA IMPULSIONAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)
Resumo
Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a transformação digital tornou-se vital para a sustentação e sucesso das micro e pequenas empresas. Com isso, este estudo aborda a complexidade na adoção de soluções digitais, onde, muitas vezes, a falta de conhecimento dos benefícios e oportunidades que a transformação digital possa trazer para a empresa seja um limitador da adoção de tais práticas. Diante dos desafios enfrentados por algumas empresas, a pesquisa explora a importância do conhecimento como uma oportunidade estratégica para impulsionar a transformação digital, partindo da análise de 17 micro e pequenas empresas participantes do Programa ALI Transformação Digital. Como metodologia, foi empregada uma pesquisa de campo, tendo por instrumento a coleta e análise de dados primários a partir da jornada do programa. Posteriormente, foram apresentados alguns dos desafios à introdução de soluções voltadas à transformação digital. Os resultados indicam que a busca por conhecimento e desmistificação sobre custos e limitações a soluções digitais são fundamentais para maximizar os benefícios da transformação digital, alavancando os recursos estratégicos que muitas empresas já apresentam no seu dia a dia.