ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS APLICADAS AO DESIGN DE PÁGINAS DE VENDA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL

Palavras-chave: comportamento do consumidor, design de interface, marketing digital, tomada de decisão, vieses cognitivos

Resumo

Este estudo investiga os efeitos da aplicação de vieses cognitivos em páginas de vendas online sobre a taxa de conversão de visitantes em leads. Foram criadas três versões de uma mesma página de destino com diferentes combinações de elementos visuais e heurísticas psicológicas. Os experimentos foram conduzidos em condições controladas, com anúncios idênticos veiculados por meio do Meta Ads para o mesmo público-alvo. A análise comparativa demonstrou que mudanças no layout e na quantidade de informação afetam significativamente a decisão do usuário. Resultados indicam que abordagens mais simples e diretas, com aplicação pontual de vieses cognitivos, tem potencial de gerar melhor desempenho em termos de conversão. O estudo contribui para o campo do marketing digital ao oferecer evidências práticas sobre o impacto do design persuasivo em ambientes de captação online.

Biografia do Autor

Jose Guilherme de Lara Resende, Universidade de Brasilia

José Guilherme de Lara Resende é Ph.D. em Economia pela University of Chicago (2005), mestre em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1998) e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (1995). Desde 2006, é professor no Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).

Isaque Edver Milhomem, Universidade de Brasilia

(lead author)

Ana Carolina Pereira Zoghbi, Universidade de Brasília - UNB

Professor Adjunto 3 na Universidade de Brasília . Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Economia Aplicada/PPGE/FEARP/USP pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado defendido com Distinção em Administração Pública e Governo EAESP-FGV (2011).

Publicado
2025-04-12