ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA E A SUA RELAÇÃO COM VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Palavras-chave: Alfabetização financeira, Gênero, Idade, Renda

Resumo

A alfabetização financeira vem sendo tema de grandes pesquisas no mundo acadêmico, o que faz com que forneça mais abordagens e conhecimento acerca do tema, além da sua relação com as variáveis socioeconômicas e demográficas. Assim, este estudo avança ao investigar a relação da alfabetização financeira com o gênero, a idade e a renda por meio de uma análise bibliométrica, apresentando um método de construção de entendimento sobre alfabetização financeira a partir de uma revisão sistemática da literatura científica com viés construtivista. O método adotado foi o ProKnow-C, onde esse artigo se centrou na seleção de um portfólio bibliográfico qualificado dos temas e sua bibliometria. A partir dessa pesquisa, foram selecionados 27 artigos, onde se destaca o artigo de Bucher-Koenen et al. (2017) e os periódicos International Journal of Pension Economics & Finance e Journal of Consumer Affairs, além dos pesquisadores Yoshihiko Kadoya e Mostafa Saidur Rahim Khan. Com os resultados, a academia e a sociedade podem desenvolver seus arcabouços teóricos sobre artigos, autores e periódicos que mais se destacam nessa área de alfabetização financeira e as variáveis socioeconômicas. Para tanto, espera-se que o artigo contribua para os futuros trabalhos nessa temática e que sirva de base para possíveis direcionamentos práticos a respeito do tema.

 

Biografia do Autor

Teju Ducanda, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAdm/UFSC), com atuação no Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC)

Rogerio Tadeu de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina

Rogerio Lacerda é professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lacerda é doutor em Engenharia da Produção (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui o título de mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (1997) e pós graduação em Engenharia da Informação pela FASP (1999).

Ani Caroline Grigion Potrich , Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciências da Administração. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2012), mestrado (2014) e doutorado (2016) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Publicado
2025-07-16