ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA E A SUA RELAÇÃO COM VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Resumo
A alfabetização financeira vem sendo tema de grandes pesquisas no mundo acadêmico, o que faz com que forneça mais abordagens e conhecimento acerca do tema, além da sua relação com as variáveis socioeconômicas e demográficas. Assim, este estudo avança ao investigar a relação da alfabetização financeira com o gênero, a idade e a renda por meio de uma análise bibliométrica, apresentando um método de construção de entendimento sobre alfabetização financeira a partir de uma revisão sistemática da literatura científica com viés construtivista. O método adotado foi o ProKnow-C, onde esse artigo se centrou na seleção de um portfólio bibliográfico qualificado dos temas e sua bibliometria. A partir dessa pesquisa, foram selecionados 27 artigos, onde se destaca o artigo de Bucher-Koenen et al. (2017) e os periódicos International Journal of Pension Economics & Finance e Journal of Consumer Affairs, além dos pesquisadores Yoshihiko Kadoya e Mostafa Saidur Rahim Khan. Com os resultados, a academia e a sociedade podem desenvolver seus arcabouços teóricos sobre artigos, autores e periódicos que mais se destacam nessa área de alfabetização financeira e as variáveis socioeconômicas. Para tanto, espera-se que o artigo contribua para os futuros trabalhos nessa temática e que sirva de base para possíveis direcionamentos práticos a respeito do tema.