ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS

  • Audizio Xavier de Almeida Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS)
  • Rafael Rabelo Bastos Universidad de Salamanca
Palavras-chave: capital de giro; finanças pessoais; contabilidade; fluxo de caixa; planejamento financeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre as contas que compõem o capital de giro na contabilidade empresarial e suas equivalentes nas finanças pessoais. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica, buscou-se evidenciar como conceitos e práticas típicas da gestão empresarial podem ser aplicados ao cotidiano financeiro dos indivíduos. A pesquisa identifica pontos de convergência entre os dois contextos e demonstra a aplicabilidade de instrumentos como o fluxo de caixa, o orçamento e indicadores financeiros ao ambiente doméstico. A adoção dessas ferramentas permite ao indivíduo uma gestão mais eficiente dos recursos, promovendo equilíbrio financeiro, redução do endividamento e aumento da capacidade de poupança. A aplicação do modelo dinâmico de Michel Fleuriet às finanças pessoais é também discutida como um instrumento de planejamento e controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Audizio Xavier de Almeida, Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS)

É especialista com MBA em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário UniAteneu. Possui Licenciatura Plena em Matemática, Contabilidade e Estatística pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Exerce, desde 2010, o cargo de Economista no Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Exerceu o cargo de professor do ensino superior em cursos de graduação da Faculdade UniAteneu em Fortaleza/CE. Exerceu o cargo de professor dos ensinos fundamental e médio pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc CE). Foi estagiário bolsista da área de Educação Empresarial e exerceu a função de instrutor de treinamentos em gestão empresarial e empreendedorismo pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará).

Rafael Rabelo Bastos, Universidad de Salamanca

Doutor e mestre em Administração pela Universidad de Salamanca, na Espanha, especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. É professor, pró-reitor administrativo-financeiro e sócio do Centro Universitário Ateneu. Foi docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Apresentou artigos em conferências científicas nacionais e internacionais, bem como teve seus trabalhos publicados em revistas acadêmicas de reconhecido prestígio. Em 2009, publicou o livro Matemática Financeira – Essencial.

Publicado
2025-08-30