A INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CONTABILIDADE: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FRENTE A NOVAS TECNOLOGIAS

  • Nirleide Saraiva Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
  • Guilherme Fernandes de Moraes Universidade Federal do Ceará - UFC
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Ensino de Contabilidade. Tecnologia Educacional. Ciências Contábeis. Aprendizagem Digital.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano acadêmico, transformando as práticas de ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. No contexto do ensino de Ciências Contábeis, essa tecnologia apresenta tanto oportunidades quanto desafios para a formação de futuros profissionais. Este estudo tem como objetivo geral identificar como os discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizam a inteligência artificial na prática do aprendizado. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa e de campo, realizada através da aplicação de questionário a 122 estudantes do curso, representando aproximadamente 30% do total de matriculados. Os resultados revelam que 67% dos estudantes fazem uso regular de ferramentas de IA sendo que 92% consideram importante ou essencial o conhecimento dessa tecnologia para a profissão contábil. Entretanto, apenas 47% afirmam ter bastante conhecimento sobre o tema, evidenciando uma lacuna entre o reconhecimento da importância e o conhecimento efetivo. As principais preocupações identificadas relacionam-se à perda de empregos (44%) no contexto social e à diminuição do pensamento crítico (32%) no âmbito educacional. A pesquisa contribui para o entendimento de como a nova geração de profissionais contábeis está se posicionando frente às mudanças tecnológicas, fornecendo subsídios para gestores educacionais e docentes na adaptação curricular e metodológica necessária para a era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-11-08