SESSÕES REFLEXIVAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O ENCONTRO DO PROFESSOR COM SUA PRÁTICA
Resumo
Este trabalho situa-se no campo da Educação Matemática, área de estudo que se preocupa com aspectos do ensino e aprendizagem em Matemática, e tem como objetivo analisar contribuições de sessões reflexivas para as percepções de professores que ensinam Matemática, acerca de suas próprias práticas. As sessões reflexivas apresentam-se como momentos formativos, nos quais os professores são motivados a focalizar sua prática, tomando consciência de seu trabalho docente, a partir de significados e sentidos elaborados em conjunto com seus pares. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Fortaleza, com dois de seus professores que ensinam Matemática, nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Como fase preparatória para as sessões reflexivas, as aulas dos professores foram observadas, filmadas e editadas pelas pesquisadoras, no sentido de selecionar os momentos julgados mais relevantes. As reflexões foram realizadas a partir do revisitar desses momentos, os quais foram tomados como o motivador da discussão. As sessões foram gravadas em áudio, tornando-se o instrumento de coleta dos dados aqui analisados. As reflexões revelaram níveis de complexidade diferentes nas percepções dos sujeitos, embora tenham-se mantido, predominantemente, em torno de reflexões técnicas. A perspectiva foi de busca de modelo que lhes pudessem mostrar diferentes maneiras para ensinar Matemática. Embora com avanço restrito, as sessões reflexivas evidenciaram ganhos para a formação do professor que ensina Matemática, evidenciando a necessidade de processos de maior duração. Faz-se necessário criar e propor estratégias formativas que envolvam a reflexividade e que possibilitem a reflexões sobre as práticas pedagógicas e o contexto social em que estão inseridas as práticas docentes em Matemática
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