CRIANÇAS AUTISTAS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS DA DOCÊNCIA
Resumo
O autismo vem ganhando visibilidade nos últimos anos por ter várias especificidades. Mesmo existindo diversas políticas que atendem os alunos com autismo, existe um grande número de dificuldades enfrentadas pelos docentes para atender esse público. Com base nisso, o presente trabalho busca investigar as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem enfrentadas pelos professores que atendem crianças autistas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com professoras que atuam na rede municipal de Fortaleza. Como instrumento de
coletas de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras que possuem alunos com TEA. A partir da discussão dos dados, percebeu-se que apesar de garantido por lei o acesso das crianças autistas na escola regular, várias dificuldades são enfrentadas pelos docentes, dentre elas, a falta de apoio na figura de um professor auxiliar, a participação da família no processo educacional, a falta de formação adequada e direcionada, assim como, a dificuldade na adaptação do currículo para atender esses alunos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.