AS CONCEPÇÕES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Resumo
Este trabalho aborda a concepção dos educadores de uma Escola Municipal acerca da violência doméstica e aprendizagem. A fim de subsidiar o estudo, foi elaborado um levantamento de literatura a respeito do conceito de família e impactos na aprendizagem. Além disso, desenvolveu-se um estudo exploratório em uma instituição pública de Fortaleza, por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas, na qual professores e coordenador explicitaram suas experiências e decisões a respeito do tema. As observaçõesforam direcionadas aos professorese coordenador, a fim de conhecer a interação entre ambos e refletir sobre quais ações são adotadas pela escola diante desse fenômeno. Verificou-se que a escola precisa do apoio ativo da família na instituição e que a prefeitura busca proporcionar a aproximação por meio do Projeto Aquarela, que orienta o processo de sondagem e aponta quais caminhos os profissionaispodem percorrer para superar os impactos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.