AS CONCEPÇÕES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

  • Camila Josi Morais de Moura
  • Eriadna Cíntia Ribeiro Andrade
  • Fernanda Sleiman Rodrigues
Palavras-chave: Violência doméstica, Aprendizagem, Escola

Resumo

Este trabalho aborda a concepção dos educadores de uma Escola Municipal acerca da violência doméstica e aprendizagem. A fim de subsidiar o estudo, foi elaborado um levantamento de literatura a respeito do conceito de família e impactos na aprendizagem. Além disso, desenvolveu-se um estudo exploratório em uma instituição pública de Fortaleza, por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas, na qual professores e coordenador explicitaram suas experiências e decisões a respeito do tema. As observaçõesforam direcionadas aos professorese coordenador, a fim de conhecer a interação entre ambos e refletir sobre quais ações são adotadas pela escola diante desse fenômeno. Verificou-se que a escola precisa do apoio ativo da família na instituição e que a prefeitura busca proporcionar a aproximação por meio do Projeto Aquarela, que orienta o processo de sondagem e aponta quais caminhos os profissionaispodem percorrer para superar os impactos.

Publicado
2022-02-17