A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre os jogos como ferramenta para o letramento matemático de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa justifica-se pela importância do professor em auxiliar seus alunos, utilizando-se de métodos que sejam significativos na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivos conhecer a importância dos jogos para o ensino de Matemática e identificar a utilização de jogos na perspectiva do letramento matemático. Para este trabalho, foram realizadas pesquisas exploratórias e bibliográficas com embasamento em autores que conceituam Matemática, jogos e letramento matemático. A coleta de dados ocorreu por intermédio de questionário virtual, com uso do Google Forms. Foram feitas questões abertas e fechadas aplicadas a cinco professoras que ensinam Matemática do 1º ao 5º ano. Constatou-se que as professoras utilizam os jogos e reconhecem a importância deles nas aulas de Matemática, apesar desse recurso aparecer depois do livro didático. Acredita-se que os jogos, ao serem utilizados nas aulas de Matemática, desenvolvem o raciocínio lógico, auxiliam na resolução de problemas e na construção do conhecimento dos alunos, além de proporcionar melhor apropriação do letramento matemático.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.