O ENSINO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Resumo
A pesquisa realizada teve como objetivos investigar como o patrimônio histórico e cultural local pode ser abordado na escola a fim de contribuir para a formação cidadã dos alunos; e conhecer estratégias de ensino utilizadas em sala de aula para o estudo do patrimônio da cidade de Fortaleza. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e de campo. A coleta de dados em campo ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma remota, com duas professoras do terceiro ano. Concluiu-se que, embora a escola não tenha um projeto voltado para o patrimônio, os estudos desta temática em sala contribuem para a formação intelectual e social do aluno. Concluiu-se, ainda, que as professoras do terceiro ano aplicam o método de exploração, da autora Maria de Lourdes Parreiras Horta, sendo este um dos métodos discutidos na fundamentação teórica desta pesquisa. As professoras também relataram que tiveram limitações para aplicação deste método neste ano letivo, devido ao contexto da pandemia da Covid-19.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.