AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DA BNCC
Resumo
A pesquisa em questão tem como objeto de estudo as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) utilizadas dentro da sala de aula, de acordo com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que, com o crescimento tecnológico, há um aspecto prático muito relevante em se trabalhar a tecnologia como ferramenta didática no ambiente escolar e, através dessas ferramentas, é possível favorecer a didática dos docentes, no momento em que planejam atividades que atraiam a atenção dos discentes. Esse estudo identifica como o professor atende a BNCC com o uso das NTICs em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, foram utilizadas pesquisas de natureza qualitativa, exploratória e descritiva cujo delineamento adotado foi a pesquisa bibliográfica e de campo. Tivemos como embasamento teórico os estudos de Valente (1999), Ponte (2000), Mercado (2002), dentre outros. Para a realização da coleta de informações, foram realizadas entrevistas e, através dos dados coletados, foi realizada a análise e comparação do que dizem os autores escolhidos com o que acontece na prática.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.