AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DA BNCC

  • Francisco Gonçalves Maciel
  • Josivan Bezerra do Nascimento
  • Rayana Ramos da Silva Rocha
  • Jeimes Mazza Correia Lima
Palavras-chave: Tecnologia, NTICs, Didática, BNCC

Resumo

A pesquisa em questão tem como objeto de estudo as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) utilizadas dentro da sala de aula, de acordo com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que, com o crescimento tecnológico, há um aspecto prático muito relevante em se trabalhar a tecnologia como ferramenta didática no ambiente escolar e, através dessas ferramentas, é possível favorecer a didática dos docentes, no momento em que planejam atividades que atraiam a atenção dos discentes. Esse estudo identifica como o professor atende a BNCC com o uso das NTICs em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, foram utilizadas pesquisas de natureza qualitativa, exploratória e descritiva cujo delineamento adotado foi a pesquisa bibliográfica e de campo. Tivemos como embasamento teórico os estudos de Valente (1999), Ponte (2000), Mercado (2002), dentre outros. Para a realização da coleta de informações, foram realizadas entrevistas e, através dos dados coletados, foi realizada a análise e comparação do que dizem os autores escolhidos com o que acontece na prática.

Publicado
2022-02-18