DESAFIOS DOS PROFESSORES NA PRÁTICA ESCOLAR A PARTIR DE ASPECTOS DISCIPLINARES DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Desafios do professor na prática escolar é um tema relevante e que precisa de estudos específicos, pois os aspectos disciplinares dos alunos influenciam diretamente no trabalho pedagógico do professor. Este artigo teve como objetivo conhecer causas da indisciplina e sua relação com a prática pedagógica. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e de campo. A coleta de dados em campo ocorreu por meio de entrevistas, de forma remota. A pesquisa concluiu que não existe uma definição ou causa única de indisciplina. Concluiu-se também que existe a necessidade de se avaliar cada caso individualmente, considerando fatores externos, como os problemas familiares e sociais. Sobre a prática pedagógica, conclui-se que um ensino transformador exige avaliar constantemente as propostas de trabalho na escola e considerar que o professor e seus pares são os principais agentes de mudança.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.