OS DESAFIOS DO PROFESSOR PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O artigo trata sobre o tema, os desafios do professor para as práticas inclusivas de alunos com Síndrome de Down (SD) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa pretende investigar os desafios do professor para as práticas inclusivas e uma das motivações para a investigação surgiu da minha experiência como professora itinerante de alunos com SD. O problema de pesquisa propõe entender quais os principais desafios encontrados pelos professores na Educação Inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral é conhecer os desafios do professor para as práticas inclusivas no ensino regular. Em decorrência, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar as práticas de inclusão para os alunos com síndrome de Down e identificar se os professores estão tendo cursos de formação continuada, na área de inclusão. Quanto à metodologia, esta investigação caracteriza-se como um estudo de caso, bibliográfica, exploratória e descritiva. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, por compreender fenômenos comportamentais coletados através de dados discursivos. Foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados foram os esperados e conseguimos alcançar os objetivos gerais e específicos que norteavam a investigação. Diante todas as análises e a fala das professoras, podemos perceber o quanto ainda precisamos evoluir quando o assunto é inclusão e o quanto ainda se faz necessário refletirmos sobre essa temática.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.