PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA MODALIDADE DE ENSINO PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE PETROLINA – FACAPE
Resumo
O objetivo geral deste estudo é pesquisar a percepção e os aspectos motivacionais para a escolha de um curso presencial. A presente pesquisa é de caráter exploratória e de campo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários com os alunos do 2º e 3º Período de Ciências Contábeis da FACAPE, em um universo de 100 alunos, 10 alunos de cada turma foram selecionados para participar da amostra, o critério de seleção dos sujeitos também foi a escolha aleatória. De um modo geral, identificou-se que os alunos da amostra desse estudo não estão insatisfeitos com essa modalidade de ensino. Percebeu-se, em relação aos aspectos motivacionais para a escolha do curso presencial, 70% afirmam ter escolhido pela maior valorização pelo mercado de trabalho; 20% por não possuir tempo disponível para aprofundar os estudos e 10% afirmaram acreditar que no ensino presencial o rendimento é maior. Portanto, conclui-se que é notório que ainda há um preconceito pelo mercado de trabalho em relação ao ensino EaD, porém, com o avanço da tecnologia a tendência é que as empresas passem a valorizar mais estes profissionais. Como já se esperava, o segundo motivo mais relevante para escolher o ensino presencial é ter tempo disponível para aprofundar os estudos, pois o ensino presencial exige uma dedicação maior.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.