PROFESSORES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO TERRITÓRIO DO SISAL

  • Sara Araújo Lopes
  • Selma Barros Daltro de Castro
  • Jucilene Lima Ferreira
Palavras-chave: Educação do Campo, Formação de Professor, Prática Pedagógica, Escola Família Agricola

Resumo

Esta pesquisa buscou discutir aspectos referentes à formação e atuação de educadores em uma Escola Família Agrícola (EFA). Problematizou sobre as implicações formativas que se estabelecem entre formação do professor e atuação a partir da proposta pedagógica de uma EFA do Território do Sisal. Os objetivos foram: apresentar a proposta pedagógica da EFA; identificar a concepção dos professores sobre a Educação do Campo e a relação desta com a sua prática pedagógica. A metodologia foi abordagem qualitativa, através da entrevista semiestruturada com quatro professores. Concluiu-se que a maioria dos professores tem cursos de formação inicial ou continuada na área da Educação do Campo, compreendem a proposta da EFA e da modalidade em questão e afirmam atuar de acordo com o que pede a proposta, mas não adentram nas questões políticas da educação do campo.

Publicado
2019-07-12