OS DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Palavras-chave: Docência, Didática, Ensino e Aprendizagem, Administração de Empresas, Ensaio

Resumo

Estamos passando por um momento de mudança no qual, para atender as demandas do mercado, as escolas de negócios precisam se tornar mais versáteis, criativas e ágeis. No início da década de 1980, Dickinson, Herbst e O’Shaughnessy criticaram a formação dos profissionais de Administração, destacando que as escolas deveriam estimular a formação de gestores mais criativos, competentes e flexíveis. Embora algumas escolas tenham iniciado essa jornada de atualização, o sistema educacional ainda é semelhante ao desenvolvido pós-revolução industrial, com foco na transferência de conhecimento. O objetivo deste ensaio é estimular a reflexão sobre o papel do docente contemporâneo de curso superior em Administração de Empresas, a formação desejada para o bom exercício de sua função, bem como discutir os desafios emergentes da profissão. O artigo se justifica pela necessidade de renovação no processo de ensino e aprendizagem em Administração de Empresas de modo a adequá-lo às mudanças do ambiente de negócio, mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. O profissional contemporâneo precisa saber lidar melhor com ambiguidades e incertezas, integrar diferentes áreas do conhecimento e aumentar a visão holística, necessitando desenvolver outras competências além das técnicas. Neste sentido, os principais desafios para o exercício da docência em Administração de Empresas envolvem a necessidade de aumento da profissionalização, com valorização de formação específica para a docência, incluindo fatores técnicos, didáticos e pessoais.

Publicado
2023-03-20