ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFISSIONAL TÉCNICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNEMAT SOB A PERSPECTIVA DE AVALIADOS E AVALIADORES

  • Silvania da Silva Ferri Servidora técnica-administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo FC. Professora Adjunta da UECE
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho. Gestão de Pessoas. UNEMAT.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de Avaliação de Desempenho dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES) na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), sob a perspectiva de avaliadores e avaliados. Apresentou aspectos teóricos sobre a gestão de pessoas nas organizações, destacando o processo de avaliação de desempenho e a referência de alguns modelos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, e estudo de caso, cujas fontes foram a pesquisa documental e de campo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário que foi encaminhado a 198 servidores -PTES e docentes - lotados na unidade administrativa - Reitoria da UNEMAT. A análise consistiu na categorização das informações para a compreensão da problemática utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). Como resultados, tanto os avaliadores quanto avaliados, concordam que os critérios de comportamento no trabalho, qualidade no trabalho, iniciativa, eficiência e responsabilidade, não contemplam o grau de especificidade e responsabilidade que a função exige, principalmente por utilizar um formulário de avaliação de desempenho padrão para todos os servidores PTES, não contemplando critérios necessários para a avaliação de gestores. Foram observadas preocupações com o baixo número de servidores PTES na instituição, falta de impessoalidade nas avaliações, ausência de capacitação para o processo avaliativo e falta de feedback. Além disso, os resultados indicam que os participantes desconhecem qualquer ação desenvolvida na Instituição que esteja relacionada ao aperfeiçoamento no desempenho do servidor e consequente desenvolvimento organizacional.

Biografia do Autor

Silvania da Silva Ferri, Servidora técnica-administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Servidora técnica-administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT. E-mail: silvaniaferri@unemat.br

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) - UFC. E-mail suelicavalcante@ufc.br

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, FC. Professora Adjunta da UECE

Pós-Doutora em Educação - Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Educação - UFC. Professora Adjunta da UECE e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional (Poleduc) - UFC. E-mail helena.marinho@uece.br

Publicado
2023-02-21