ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFISSIONAL TÉCNICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNEMAT SOB A PERSPECTIVA DE AVALIADOS E AVALIADORES
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de Avaliação de Desempenho dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES) na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), sob a perspectiva de avaliadores e avaliados. Apresentou aspectos teóricos sobre a gestão de pessoas nas organizações, destacando o processo de avaliação de desempenho e a referência de alguns modelos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, e estudo de caso, cujas fontes foram a pesquisa documental e de campo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário que foi encaminhado a 198 servidores -PTES e docentes - lotados na unidade administrativa - Reitoria da UNEMAT. A análise consistiu na categorização das informações para a compreensão da problemática utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). Como resultados, tanto os avaliadores quanto avaliados, concordam que os critérios de comportamento no trabalho, qualidade no trabalho, iniciativa, eficiência e responsabilidade, não contemplam o grau de especificidade e responsabilidade que a função exige, principalmente por utilizar um formulário de avaliação de desempenho padrão para todos os servidores PTES, não contemplando critérios necessários para a avaliação de gestores. Foram observadas preocupações com o baixo número de servidores PTES na instituição, falta de impessoalidade nas avaliações, ausência de capacitação para o processo avaliativo e falta de feedback. Além disso, os resultados indicam que os participantes desconhecem qualquer ação desenvolvida na Instituição que esteja relacionada ao aperfeiçoamento no desempenho do servidor e consequente desenvolvimento organizacional.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.