O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
O presente artigo tem como proposta entender a função do psicopedagogo na escola. Para tanto, o principal objetivo é compreender a atuação do psicopedagogo no âmbito escolar. A pergunta norteadora da pesquisa é: qual o papel do psicopedagogo no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência? Para responder essa pergunta, foram estabelecidos os seguintes objetivos: compreender a atuação do psicopedagogo no processo de inclusão de alunos com deficiência; perceber a função do psicopedagogo no diagnóstico de alunos com dificuldades de aprendizagem e identificar as estratégias de ensino e aprendizagem para a inclusão de alunos com deficiência. O tipo de pesquisa é o estudo de caso; de abordagem qualitativa; foi feito também um estudo bibliográfico. Como instrumental, foi utilizada a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola privada de pequeno porte e os sujeitos da pesquisa foram a coordenadora pedagógica e a psicopedagoga. Os resultados apontam que os sujeitos da pesquisa percebem a importância da educação inclusiva, mas que ainda existem limitações que impossibilita proporcionar a inclusão para todos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.