A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE NOVA RUSSAS-CE

  • Maria da Conceição Araújo Mesquita
  • Júlio César Sousa Prado
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Aula prática.

Resumo

Atualmente vivemos em uma sociedade globalizada, temos a informação na palma de nossas mãos, nunca na história da humanidade o acesso à informação e ao conhecimento esteve tão disponível e em fácil acesso como nos dias atuais. Com tanta tecnologia e conhecimento disponível em diferentes formatos, faz-se necessário que diferentes recursos didáticos sejam implementados nas aulas de ciências. O presente estudo tem como objetivo avaliar a importância de aulas práticas para os alunos do ensino fundamental, a visão deles acerca da importância dessas aulas para a construção do seu aprendizado. O estudo foi realizado com alunos de uma escola municipal da cidade de Nova Russas-CE, através de questionários com perguntas objetivas. O estudo evidenciou que a maioria dos alunos nunca sequer teve uma aula prática, porém, demonstram bastante interesse por elas e as classificam como importantes no processo de aprendizagem, considerando-as como um complemento a teoria repassada pelo professor em sala de aula. Ressalta-se a importância das aulas práticas e da utilização de diferentes recursos didáticos que motivem e instiguem os alunos a participarem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Araújo Mesquita

Bióloga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. E-mail: conceicao.arj@gmail.com

Júlio César Sousa Prado

Biólogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e Discente do Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: cesarprado55@gmail.com

Publicado
2023-02-21