O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NO ENSINO HÍBRIDO NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA

  • Hellen Gomes Marques
  • Isis Gabriele de Lima Moura
  • Maria Isabel de Sousa Grigorio
  • Valderlândia da Silva Lima
  • José Antônio Gabriel Neto Professor do Centro Universitário Ateneu
Palavras-chave: Ensino Híbrido. Sala de Aula Invertida. Métodos. Compreensão.

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo mostrar a atuação do professor no ensino híbrido e o desempenho dos alunos na perspectiva da sala de aula invertida, com o intuito de mostrar a eficiência deste método no processo ensino aprendizagem contribuindo para o dinamismo dos alunos. A metodologia utilizada neste artigo foi a bibliográfica , realizada a partir de análises de fontes secundárias, como livros, documentos monográficos, textos disponíveis na internet nos últimos quatro anos, bem como foram realizadas entrevistas com professoras e alunas do Ensino Fundamental I, no qual estão utilizando as metodologias ativas no processo do ensino aprendizagem, a fim de investigar o papel do educador  na execução do método híbrido e a atuação do educando no interior deste processo, dentro e fora da sala de aula. Concluiu-se em uma visão geral, que o ensino híbrido na perspectiva da sala de aula invertida provoca uma maior interação entre professor e aluno, a participação ativa do aluno na construção do seu saber, contribuindo de forma essencial para o desenvolvimento da educação no nosso país.

Biografia do Autor

Hellen Gomes Marques

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu. E-mail: hellenmarques312@gmail.com

Isis Gabriele de Lima Moura

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu. E-mail: isisgabriele718@gmail.com

Maria Isabel de Sousa Grigorio

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu. E-mail: gregorioisabells@gmail.com

Valderlândia da Silva Lima

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu. E-mail: vallyma28@icloud.com

José Antônio Gabriel Neto, Professor do Centro Universitário Ateneu

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Centro Universitário Ateneu. E-mail: prof.gabrielneto@outlook.com

Publicado
2023-02-21