TRANSIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS ANTES E APÓS O ISOLAMENTO SOCIAL: PONTUALIDADES ENTRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO PRESENCIAL

  • Pedro Henrique Fonseca Veloso
  • Frederico Aguiar Santos
  • Maria Alice Diniz Martins
Palavras-chave: Residência Pedagógica. Ensino de Ciências e Biologia. Educação.

Resumo

O presente trabalho trata-se deum estudo realizado durante a vigência do Programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto biologia da Universidade Estadual de Montes Claros. Diferenças entre o ensino remoto e o ensino presencial são descritas neste trabalho sob a ótica  de um residente pedagógico, no qual são abordados o uso de fermentas digitais, estratégias de ensino e atividades realizadas de acordo com o novo ensino médio. Viagens a museus e aulas práticas guiadas foram as principais atividades realizadas de forma remota, já para as presenciais, aulas práticas e discussões foram realizadas com a finalidade de desenvolvimento do senso crítico dos discentes envolvidos nas atividades. Conclui-se que o presente trabalho é uma importante ferramenta de comunicação sobre as atividades realizadas no Residência Pedagógica durante os meses de outubro de 2021 e março de 2022.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Fonseca Veloso

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica. E-mail: pedrofonsecambc@gmail.com

Frederico Aguiar Santos

Professor da Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais -SEE/ME, Preceptor do Programa Residência Pedagógica. E-mail: fred.rico42@gmail.com

Maria Alice Diniz Martins

Docente do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura – Universidade Estadual de Montes Claros, Orientadora do Programa Residência Pedagógica. E-mail: mariaalicedm@gmail.com

Publicado
2023-02-21