A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM CENTROS HOSPITALARES

  • Ana Maria Silva Cavalcante
  • Larissa de Freitas Alves
  • Lívia Alves de Carvalho
  • Nivia Joana Darc de Oliveira Vieira
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar. Centros Hospitalares. Ensino-aprendizagem

Resumo

O pedagogo já não é mais uma figura presente apenas dentro das salas de aula e/ou coordenação, há um vasto campo sendo cada vez mais explorado e levando a ação pedagógica para muito além dos muros das escolas. Dessa maneira, a pedagogia passou a abranger muitos outros espaços, sendo necessária até mesmo nos centros hospitalares. O presente artigo tem o objetivo de compreender a atuação do pedagogo no processo de ensino-aprendizagem de crianças em situação de reclusão dentro das unidades hospitalares. Foi utilizada pesquisa qualitativa, tipo exploratória, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com realização de observação e de entrevista semi-estruturadacom uma pedagoga atuante em um hospital de Fortaleza. Os resultados da pesquisa apontam para vários desafios na atuação do pedagogo nesse ambiente. Conclui-se que há déficit de profissionais atuando como pedagogo no ambiente hospitalar, que inclusive é protegido por lei para o desempenho de sua profissão.

Biografia do Autor

Ana Maria Silva Cavalcante

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu (UniATENEU). E-mail: annamaryacavalcante@gmail.com

Larissa de Freitas Alves

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu (UniATENEU). E-mail: larissafreitas71@hotmail.com

Lívia Alves de Carvalho

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu (UniATENEU). E-mail: livcarvalho29@gmail.com

Nivia Joana Darc de Oliveira Vieira

Pedagoga pelo Centro Universitário Ateneu (UniATENEU). E-mail:niviaoliveira.ped@gmail.com

Publicado
2023-02-21