UM ESTUDO DE CASO DO MARKETING APLICADO NO ENSINO: UMA PERSPECTIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

  • Luiz Carlos do Carmo Fernandes Docente do Mestrado Profissional de Administração do Centro Universitário Alves de Faria (Unialfa).
  • Alex Martins Pereira
Palavras-chave: Marketing educacional. Mix de marketing. Pós-graduação Lato sensu

Resumo

O acirramento da competitividade no ensino superior e a queda no número de matrículas nos cursos de pós-graduação tornam cada vez mais difícil a sobrevivência das instituições de ensino superior (IES). Os avanços tecnológicos têm permitido o desenvolvimento de novos modelos e ferramentas para o marketing, todavia, as IES carecem de instrumentos específicos que atendam às necessidades do marketing educacional, principalmente com foco na pós-graduação Lato sensu (PGLS). O objetivo da pesquisa foi compreender como as IES aplicam o mix de marketing (MM) na perspectiva dos gestores de marketing e vendas (GMV), além de reunir as principais teorias, estratégias utilizadas e dificuldades enfrentadas pelos GMV na sua utilização. Os resultados obtidos coadunam com a teoria disponível e permitem entender e ampliar o debate por meio de um recorte regional, feito com entrevistas em profundidade.

Biografia do Autor

Luiz Carlos do Carmo Fernandes, Docente do Mestrado Profissional de Administração do Centro Universitário Alves de Faria (Unialfa).

Doutorado em Sociologia e Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), docente do Mestrado Profissional de Administração do Centro Universitário Alves de Faria (Unialfa). luiz.fernandes@unialfa.com.br

Alex Martins Pereira

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Alves de Faria (Unialfa). alexmartins.negocios@gmail.com

Publicado
2023-02-22