OS IMPACTOS DA GESTÃO E A ARTICULAÇÃO COM A FAMILIA NA ESCOLA
Resumo
Este artigo teve como objeto de estudo a gestão e a articulação com a família na escola e seus objetivos específicos foi compreender e explicar como o gestor pode tornar-se um articulador mediador entre a escola e a comunidade. Ele deve incentivar a participação respeitando as pessoas e suas opiniões no que chamamos de gestão democrática. O referencial teórico que deu suporte a pesquisa constituiu de estudos e pesquisa sobre direção de escola destacando os autores seguintes: José Augusto Dias, Vitor Henrique Paro, José Carlos Libâneo, Heloisa Luck, Carvalho, Chalita. A metodologia utilizada iniciou-se com o estudo de textos sobre gestão e seguiu-se de pesquisa bibliográfica. A hipótese inicial foi que a atuação da gestão como articuladora faz diferença nos resultados dos alunos. Os resultados da pesquisa confirmaram esta hipótese, atestando que uma boa atuação do núcleo gestor e o bom funcionamento da escola podem significar preocupação com a educação e ao mesmo tempo contribui com a elevação do nível cultural dos alunos. Compreendemos, portanto, que nessa perspectiva é possível pensar na educação como um instrumento que possibilite as camadas populares de uma ampliação do universo cultural. O funcionamento da escola e, sobretudo, a qualidade da aprendizagem dos alunos dependem de boa direção, ou seja, de formas democráticas e eficazes de gestão do trabalho escolar. É preciso estar claro que a direção e a administração da escola são meios para garantir os objetivos educacionais.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.