FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
DIÁLOGO, CONSENSOS E DISSENSOS
Resumo
O presente ensaio coloca um artigo científico em interlocução com um documento legal, sendo ambos os textos do campo da Educação. O ensaio ampara-se em recortes de “Concepções e práticas na formação de professores e professoras para a educação básica”, de Bernadete Gatti, e em excertos da Resolução CNE/CP Nº 2, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (EB) e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da EB (BNC-Formação). Conforme Gil (2008), a metodologia utilizada tipifica-se como de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica. A coleta dos dados deu-se por meio de consulta bibliográfica e a endereços eletrônicos. As interlocuções realizadas entre os aportes teóricos referidos têm como objetivos: a) geral: elucidar algumas visões contemporâneas acerca do tema “formação de professores”; b) específico: buscar encontrar algumas respostas, bem como consensos e dissensos. Como considerações finais, embora não esgotem o assunto, pode-se dizer que alguns excertos da Resolução CNE/CP Nº 2 respondem a algumas questões levantadas por Gatti. Como um exemplo de consenso entre os textos está o uso do portfólio na formação de docentes. Como um exemplo de dissenso, tem-se a permanência da assertiva de Gatti, quanto à falta de um currículo equilibrado, voltado à formação de professores no contexto das licenciaturas, apesar da recente publicação da Resolução CNE/CP Nº 2, por esta conter um status altamente técnico, advindo da vinculação total das DCN à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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