PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E SEUS DESAFIOS
VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ-CE, BRASIL
Resumo
A fragmentação do conhecimento ainda é uma prática presente no cotidiano das salas de aulas e para resolver essa problemática surge a interdisciplinaridade com a proposta de construir um conhecimento globalizado, rompendo com os limites da disciplinaridade. Através do presente trabalho, objetivou-se investigar e avaliar quais os desafios vivenciados pelos professores da rede pública de ensino médio do município de Santana do Acaraú – CE em relação a interdisciplinaridade. Participaram da pesquisa vinte professores, de três escolas que lecionam as disciplinas de biologia, português, matemática, história, geografia, inglês, educação física, sociologia e filosofia. Através da aplicação de um questionário onde foram abordados os seguintes questionamentos: O que os professores entendiam por interdisciplinaridade, quais experiências os professores já tinham passado em aplicar projetos interdisciplinares e quais dificuldades em elaborar e aplicar projetos interdisciplinares. Observa-se que ainda são diversas as problemáticas relacionadas ao assunto, desde a dificuldade de os professores relacionarem conteúdos com a interdisciplinaridade até a falta de apoio do corpo gestor das escolas estudadas.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.