PROFESSORES HOMOSSEXUAIS

TRAJETÓRIA E INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Wanderson Lima Freitas
  • Fernanda Sleiman Rodrigues
Palavras-chave: Homossexuais. Docência. Escolar.

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar as dificuldades da inserção e trajetória de homossexuais na docência. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, qualitativa e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma remota, com professores que atuam ou atuaram nas séries iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que a escola, apesar de ser um espaço onde deve-se trabalhar as diferenças, acaba por também reproduzir os preconceitos que estão enraizados em nossa sociedade. São inúmeras as dificuldades da atuação do professor homossexual na escola, desde a hostilidade, a ameaça e acusações de pedofilia, o que confere a esses profissionais um tratamento desigual no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Lima Freitas

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu.

Fernanda Sleiman Rodrigues

Pedagoga. Doutora em História.

Publicado
2023-03-20
Como Citar
LIMA FREITAS, W.; SLEIMAN RODRIGUES, F. PROFESSORES HOMOSSEXUAIS. Revista Educação & Ensino, v. 6, n. 2, 20 mar. 2023.