O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS
Resumo
O autismo é um transtorno que envolve o distúrbio do desenvolvimento, sendo muito presente no ambiente escolar. Contudo, em virtude de inúmeras demandas de crianças com autismo nas escolas, uns dos grandes desafios dos docentes envolve a inclusão desses alunos no ensino regular mesmo existindo leis educacionais que asseguram isso. Com base nisso, esta pesquisa busca identificar os principais desafios dos professores no processo de aprendizagem de crianças com autismo nos anos iniciais e verificar estratégias de ensino aplicadas a crianças com autismo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória em uma escola municipal no Eusébio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e duas professoras que possuem alunos com autismo. A partir da discussão dos dados percebeu-se o grande interesse por parte das profissionais em oportunizar a aprendizagem e o ensino aos alunos com autismo, buscando alternativas para incluí-los no contexto escolar. Entretanto, observou-se a carência de formação continuada. Através disso, constatou-se a necessidade da escola proporcionar um ambiente propício à inclusão e promoção de uma formação continuada.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.