O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS

  • Camila Alves de Oliveira Freitas
  • Nicole da Silva Cruz Lima
  • Patrícia Almeida Castro
  • Rosemary do Nascimento Viana
Palavras-chave: sino-aprendizagem. Autismo. Anos iniciais.

Resumo

O autismo é um transtorno que envolve o distúrbio do desenvolvimento, sendo muito presente no ambiente escolar. Contudo, em virtude de inúmeras demandas de crianças com autismo nas escolas, uns dos grandes desafios dos docentes envolve a inclusão desses alunos no ensino regular mesmo existindo leis educacionais que asseguram isso. Com base nisso, esta pesquisa busca identificar os principais desafios dos professores no processo de aprendizagem de crianças com autismo nos anos iniciais e verificar estratégias de ensino aplicadas a crianças com autismo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória em uma escola municipal no Eusébio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e duas professoras que possuem alunos com autismo. A partir da discussão dos dados percebeu-se o grande interesse por parte das profissionais em oportunizar a aprendizagem e o ensino aos alunos com autismo, buscando alternativas para incluí-los no contexto escolar. Entretanto, observou-se a carência de formação continuada. Através disso, constatou-se a necessidade da escola proporcionar um ambiente propício à inclusão e promoção de  uma formação continuada.

Biografia do Autor

Camila Alves de Oliveira Freitas

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu.

Nicole da Silva Cruz Lima

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu.

Patrícia Almeida Castro

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu.

Rosemary do Nascimento Viana

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu.

Publicado
2023-03-15