FORMAÇÃO DE PROFESSORES
COMPREENSÃO SOBRE DISLEXIA E A REALIDADE EM ESCOLAS DE FORTALEZA
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a compreensão sobre dislexia por parte dos formandos do curso de Pedagogia de uma universidade particular. Escolheu-se trabalhar com a pesquisa exploratória em conjunto com a pesquisa explicativa com a finalidade de uma maior aproximação da realidade vivenciada. Ainda quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica a fim de aproximar-se da temática estudada, baseando-se em autores renomados da literatura. Ao longo da pesquisa, constatou-se a existência de lacunas na formação dos discentes de Pedagogia frente ao aumento da demanda no ensino regular de alunos com transtorno de aprendizagem, em específico a dislexia. Conclui-se, dentre outras coisas, que, a fim de enriquecer a formação do pedagogo, é primordial o fomento de espaços de debates, palestras e oficinas referentes aos transtornos de aprendizagem que forneçam subsídios para uma prática pedagógica mais efetiva. Foi observada também a necessidade de proporcionar vivencias através de um estágio supervisionado em células do AEE ou em locais que tenham essa especialidade.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.