PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional do professor na qual há possibilidade de oportunizar momentos de reflexão e investigação para a prática docente. Assim objetivamos investigar a formação continuada de professores de Matemática no Programa Residência Pedagógica (PRP). Tivemos como embasamento teórico os estudos de Alarcão (2005), Brito (2005), Perrenoud, (1993), Lopes (2014), dentre outros. Com relação a metodologia adotamos a abordagem qualitativa a qual recorreu as técnicas de dados Bibliográficos, documentais e de campo analisando a formação continuada dos professores que realizaram as atividades no Programa Residência Pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram três professores de Matemática sendo o lócus investigativo o PRP. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram a relevância do PRP para os preceptores já que possibilitou reflexão, análises e investigação da sua própria atuação na prática docente, podendo perceber as dificuldades e potencialidades mediante o programa e assim vinculando os aspectos teórico-prático. Portanto, o PRP na formação continuada de professores de Matemática se apresenta como um processo promissor capaz de gerar mudanças, tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o ensino-aprendizagem do docente, bem como refletir criticamente sobre suas práticas pedagógicas.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.