MAGISTÉRIO EM MEMÓRIA
TRAJETÓRIA DA PROFESSORA CLÉA LIMA (1943-1972)
Resumo
O presente estudo tem como objeto de análise a trajetória profissional da professora Cléa Lima, no recorte temporal de 1943 a 1972. O objetivo geral é analisar a trajetória profissional dessa docente e a possível relevância de seu magistério para a história da educação do município de Parnaíba-PI. Especificamente, objetivamos: caracterizar a docência de Cléa Lima na cidade de Parnaíba-PI; identificar possíveis contribuições da carreira dessa educadora para a história da educação nessa região; e mostrar como o fazer pedagógico se tornou uma experiência social na vida de Cléa Lima. Este estudo é proveniente de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História Cultural, mediante a metodologia de História Oral, na modalidade História Oral Temática, tendo como técnica o relato de história oral temática. A base teórica se fundamenta em Chartier (1990), Halbwachs (2006), Meihy (2005), dentre outros. A pesquisa mostrou que a professora Cléa Lima se constituiu como uma importante referência para a sociedade parnaibana, contribuindo com a formação educacional nesse município, não apenas no ofício de ensinar, mas também na administração pública com vista à educação.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.