MAGISTÉRIO EM MEMÓRIA

TRAJETÓRIA DA PROFESSORA CLÉA LIMA (1943-1972)

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: Cléa Lima. Parnaíba-PI. Trajetória Profissional.

Resumo

O presente estudo tem como objeto de análise a trajetória profissional da professora Cléa Lima, no recorte temporal de 1943 a 1972. O objetivo geral é analisar a trajetória profissional dessa docente e a possível relevância de seu magistério para a história da educação do município de Parnaíba-PI. Especificamente, objetivamos: caracterizar a docência de Cléa Lima na cidade de Parnaíba-PI; identificar possíveis contribuições da carreira dessa educadora para a história da educação nessa região; e mostrar como o fazer pedagógico se tornou uma experiência social na vida de Cléa Lima. Este estudo é proveniente de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História Cultural, mediante a metodologia de História Oral, na modalidade História Oral Temática, tendo como técnica o relato de história oral temática. A base teórica se fundamenta em Chartier (1990), Halbwachs (2006), Meihy (2005), dentre outros. A pesquisa mostrou que a professora Cléa Lima se constituiu como uma importante referência para a sociedade parnaibana, contribuindo com a formação educacional nesse município, não apenas no ofício de ensinar, mas também na administração pública com vista à educação.

Biografia do Autor

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME/UFPI) e Líder do GEFPDoc-LP/UFMA, Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão.

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Líder do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME/UFPI), Professora Titular da Universidade Federal do Piauí, no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI).

Publicado
2023-06-16