UMA ANÁLISE DA INDISCIPLINA DE ALUNOS DO 5º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

  • Dayane Kaiene de Oliveira Guedes
  • Thais Oliveira Lima
  • Jeimes Mazza Correia Lima
Palavras-chave: Indisciplina, Escola, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de se analisar a indisciplina de alunos do 5º ano em uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental do município de Eusébio. Compreendese que a indisciplina no ambiente estudantil é um fato e está presente nos diferentes níveis de ensino, em diferentes escolas e que se torna um desafio para gestores e equipe docente no processo de ensino-aprendizagem. A escolha deste tema se deu pelo fato de a indisciplina ser parte da realidade dos professores e devido também a experiências vividas em sala de aula pelas autoras deste trabalho. Conforme o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da escola pesquisada, constata-se que um dos maiores desafios da escola é o combate a indisciplina. Surge então a problemática desta pesquisa: Quais são as causas da indisciplina? Como a escola intervêm para solucionar o problema? Assim, busca-se contribuir para um melhor desempenho na prática docente de todos os que se deparam com este fato. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as causas da indisciplina escolar. A metodologia aplicada inclui a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica e documental, com instrumentais de coleta de dados adequados para a finalidade proposta, como entrevistas e questionário, que foram realizados com a equipe pedagógica. Ressalta-se que esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa. Ao final da análise de resultados, pode-se concluir que a indisciplina está presente no cotidiano da instituição e que existe uma iniciativa dos profissionais de gestão para amenizar a situação, através de registros e ações que envolvem a família.

Publicado
2019-07-12