CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PRIVADA NA CIDADE DE EUSÉBIO

  • Elisângela Paiva Saraiva
  • Raquel Morais de Lima
  • Lucíola Lima Caminha Pequeno
Palavras-chave: Música, Aprendizagem, Educação Infanti

Resumo

Este artigo tem por finalidade identificar as contribuições da utilização da música no processo de aprendizagem na educação infantil. A música é uma importante ferramenta pedagógica que, utilizada da forma adequada, irá proporcionar momentos prazerosos para as crianças e contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais, sociais e afetivos, promovendo o bem-estar do indivíduo. O estudo tem abordagem qualitativa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, e o lócus é uma escola da rede privada da cidade de Eusébio. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada entrevista semiestruturada para as professoras das turmas da educação infantil III e V. Ao término da pesquisa, verificou-se que a música é utilizada em todos os momentos em sala de aula e em projetos desenvolvidos pela escola, ajudando as crianças no desenvolvimento de bons hábitos, regras, aquisição da linguagem, facilitando a aprendizagem e integração. Contribui, enfim, para que a aprendizagem da criança seja de forma prazerosa e lúdica.

Publicado
2019-11-05