MÉTODOS DE ENSINO E ALFABETIZAÇÃO

UM LEGADO IMPERIAL PARA A ESCOLA REPUBLICANA EMERGENTE

  • Valter Natal Valim Carlos UniDOMBOSCO
Palavras-chave: Alfabetização. Cultura escolar. Método de ensino intuitivo. Método analítico de alfabetização.

Resumo

No decorrer do século XIX e início do século XX, transformações políticas, econômicas e socioculturais destacariam a questão da renovação educacional nos debates pela modernização da sociedade. Logo, essa reflexão se volta para a escolarização da sociedade brasileira, na transição do Império para a República, face à promoção do método de ensino intuitivo e do método analítico de alfabetização. Esses métodos despontariam como inovações didático-pedagógicas, evidenciando visões de escola da época, relacionadas às mudanças dos modos de produção e suas demandas na organização social. Assim, busca-se olhares possíveis sobre as relações de força que tensionam a oferta de instrução pública nesse período. Por conseguinte, mobiliza-se a concepção de Julia (2001) sobre “cultura escolar”, para o estudo desses métodos. Igualmente, apoia-se na abordagem de Le Goff (1997) sobre o par “antigo” e “moderno”, para a análise das ideias de “renovar” e “modernizar”, suas tensões e constrangimentos. Dessa maneira, a prática historiográfica oportuniza alguns entendimentos sobre a cultura escolar da época estudada, em que se sobressaem as ideias de renovação da educação e modernização da sociedade.

Biografia do Autor

Valter Natal Valim Carlos, UniDOMBOSCO

Doutor em Educação (PPGE/UFRJ). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB, UniDOMBOSCO.

Publicado
2023-06-16