A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO HUMANISTA
DO RENASCIMENTO AO RELATÓRIO DELORS
Resumo
Este trabalho pretende verificar as transformações da Educação Humanista ao longo do tempo e os valores agregados a ela como uma extensão do Humanismo Clássico. Da formação plural que conecta o homem culto ao homem prático, característica da Educação Humanista clássica exemplificada pela pedagogia de François Rabelais (1992) para a exaltação da autonomia, do senso crítico e da autocrítica, perspectiva ressaltada por Kant (2012) como forma de superação da menoridade. Nos tempos atuais, o relatório Delors (1996) resgata valores do Humanismo renascentista e agrega o componente ético materializado respeitando a diversidade cultural, as diferentes civilizações e o diferente. Por meio da pesquisa bibliográfica serão demonstradas as transformações de uma Educação Humanista do Renascimento até a contemporaneidade. Esses valores não alteram a proposta do Humanismo original. Eles amplificam o sentido da Educação Humanista e o adaptam de acordo com a realidade atual. Reforçam a ideia de que há uma continuidade do projeto Humanista Renascentista aos tempos atuais e que este não serve apenas como inspiração, mas modela a formação integral do sujeito hoje.
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