A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO HUMANISTA

DO RENASCIMENTO AO RELATÓRIO DELORS

  • Osnilson Rodrigues Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília (UCB)
Palavras-chave: Educação Humanista. Renascimento. Relatório Delors.

Resumo

Este trabalho pretende verificar as transformações da Educação Humanista ao longo do tempo e os valores agregados a ela como uma extensão do Humanismo Clássico. Da formação plural que conecta o homem culto ao homem prático, característica da Educação Humanista clássica exemplificada pela pedagogia de François Rabelais (1992) para a exaltação da autonomia, do senso crítico e da autocrítica, perspectiva ressaltada por Kant (2012) como forma de superação da menoridade. Nos tempos atuais, o relatório Delors (1996) resgata valores do Humanismo renascentista e agrega o componente ético materializado respeitando a diversidade cultural, as diferentes civilizações e o diferente. Por meio da pesquisa bibliográfica serão demonstradas as transformações de uma Educação Humanista do Renascimento até a contemporaneidade. Esses valores não alteram a proposta do Humanismo original. Eles amplificam o sentido da Educação Humanista e o adaptam de acordo com a realidade atual. Reforçam a ideia de que há uma continuidade do projeto Humanista Renascentista aos tempos atuais e que este não serve apenas como inspiração, mas modela a formação integral do sujeito hoje.

Biografia do Autor

Osnilson Rodrigues Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutorando em Educação, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Publicado
2023-06-17