PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES
ESTADO DA QUESTÃO DE PUBLICAÇÕES DE LICENCIADOS EM HISTÓRIA
Resumo
Ao se discutir sobre formação de professores é preciso refletir acerca da necessidade de práticas didático-pedagógicas que contribuam de forma crítica e reflexiva na condução do conhecimento e na atuação profissional. Todavia, nem todos os docentes universitários têm essa formação, se limitando a práticas tradicionais de ensino. Portanto, o objeto da pesquisa consistiu em verificar os estudos mais recentes relacionados a formação didático-pedagógica de professores formadores das disciplinas de práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura em História. O objetivo geral foi o de identificar os principais estudos realizados na área de formação de professores, mais especificamente das práticas pedagógicas de docentes licenciados em História. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico, baseado no Estado da Questão. Para tanto, foi realizado um estudo entre os anos de 2017-2021 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Como resultados podem-se destacar que poucos trabalhos foram publicados na área, necessitando de uma reflexão maior acerca da temática. De um modo geral, as publicações versaram sobre a formação de professores licenciados ou bacharéis, não focando diretamente para os cursos de história. Também trazem a práxis como fundamental para o exercício da docência.
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