O CONTEXTO FORMATIVO DO/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A, SEU PAPEL E ATUAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir criticamente sobre o contexto formativo, o papel e a atuação do/a coordenador/a pedagógico/a, discorrendo sobre a construção da profissionalidade. Assim, buscou-se discutir acerca do seguinte questionamento: Quais os desafios e perspectivas para a construção da profissionalidade de coordenadores/as pedagógicos/as no âmbito escolar? As reflexões aqui tecidas fundamentaram-se numa pesquisa de natureza bibliográfica, efetivada no bojo do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social- MPIES, da Universidade do Estado da Bahia e foram referendadas nas ideias de Macedo (2016), Silva Junior (2010), Sartori e Pagliarin (2016), Freire (1996; 2001), Gatti, Barretto e André (2011), Carvalho, Cruz e Coelho (2021), Farah (2018), Moreira (2016), Teixeira, Santiago, Amorim (2021) e Roldão (2005), ficando evidenciado que a formação continuada em serviço de coordenadores/as pedagógicos/as e as redes colaborativas entre esses/as profissionais são fatores preponderantes para a qualificação da atuação e, consequentemente, fortalecimento da identidade e desenvolvimento da profissionalidade no contexto escolar.
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