UMA AVALIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
Resumo
Como política pública para inserção do jovem no mercado de trabalho, o Governo Federal criou a Lei nº 10.097/2000, instituindo o Programa Jovem Aprendiz, com a finalidade de promover a capacitação de jovens regularmente matriculados em instituição de ensino. O objetivo deste artigo é fazer uma análise de trabalhos sobre este Programa. Procurou-se saber a eficácia do Programa em vários contextos, como na contribuição para a escolha de uma profissão, a geração de renda e a socialização dos jovens aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Foram levantados quinze (15) trabalhos acadêmicos publicados entre 2010 e 2021, pesquisados no Google e Google Acadêmico. Os principais autores consultados foram; Corseuil (2018), Moreira (2017), Cadinanos (2019) e Sobral (2021). O artigo conclui que os trabalhos contribuíram para informar o debate sobre o Programa Jovem Aprendiz, a lei da aprendizagem e a avaliação do jovem sobre o primeiro emprego. Deixamos como sugestão de pesquisa um levantamento sobre a qualificação exigida para o preenchimento das vagas oferecidas pelas empresas participantes do programa, a fim de avaliar a demanda de mão-de-obra mais especializada e melhor remunerada.
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