UMA AVALIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Palavras-chave: Educação. Jovem Aprendiz. Trabalho. Desenvolvimento Regional.

Resumo

Como política pública para inserção do jovem no mercado de trabalho, o Governo Federal criou a Lei nº 10.097/2000, instituindo o Programa Jovem Aprendiz, com a finalidade de promover a capacitação de jovens regularmente matriculados em instituição de ensino. O objetivo deste artigo é fazer uma análise de trabalhos sobre este Programa. Procurou-se saber a eficácia do Programa em vários contextos, como na contribuição para a escolha de uma profissão, a geração de renda e a socialização dos jovens aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.  Foram levantados quinze (15) trabalhos acadêmicos publicados entre 2010 e 2021, pesquisados no Google e Google Acadêmico. Os principais autores consultados foram; Corseuil (2018), Moreira (2017), Cadinanos (2019) e Sobral (2021). O artigo conclui que os trabalhos contribuíram para informar o debate sobre o Programa Jovem Aprendiz, a lei da aprendizagem e a avaliação do jovem sobre o primeiro emprego. Deixamos como sugestão de pesquisa um levantamento sobre a qualificação exigida para o preenchimento das vagas oferecidas pelas empresas participantes do programa, a fim de avaliar a demanda de mão-de-obra mais especializada e melhor remunerada.

Biografia do Autor

Joelma Lourenço da Rocha, Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Graduate Programme in Regional Development. Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Goiânia, GO, Brazil.

Marcelo Ladvocat, Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Graduate Programme in Regional Development. Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Goiânia, GO, Brazil.

Publicado
2023-06-17