OS IMPACTOS DA GESTÃO E A ARTICULAÇÃO COM A FAMÍLIA NA ESCOLA
Resumo
Este artigo teve como objeto de estudo a gestão e a articulação com a família na escola e seus objetivos específicos foi compreender e explicar como o gestor pode tornar-se um articulador mediador entre a escola e a comunidade. Ele deve incentivar a participação respeitando as pessoas e suas opiniões no que chamamos de gestão democrática. O referencial teórico que deu suporte a pesquisa constituiu de estudos e pesquisa sobre direção de escola destacando os autores seguintes: José Augusto Dias, Vitor Henrique Paro, José Carlos Libâneo, Heloisa Lück, Carvalho, Chalita. A metodologia utilizada iniciou-se com o estudo de textos sobre gestão e seguiu-se de pesquisa bibliográfica. A hipótese inicial foi que a atuação da gestão como articuladora faz diferença nos resultados dos alunos. Os resultados da pesquisa confirmaram esta hipótese, atestando que uma boa atuação do núcleo gestor e o bom funcionamento da escola podem significar preocupação com a educação e ao mesmo tempo contribui com a elevação do nível cultural dos alunos. Compreendemos, portanto, que nessa perspectiva é possível pensar na educação como um instrumento que possibilite as camadas populares de uma ampliação do universo cultural. O funcionamento da escola e, sobretudo, a qualidade da aprendizagem dos alunos dependem de boa direção, ou seja, de formas democráticas e eficazes de gestão do trabalho escolar. É preciso estar claro que a direção e a administração da escola são meios para garantir os objetivos educacionais.
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