OS IMPACTOS DA GESTÃO E A ARTICULAÇÃO COM A FAMÍLIA NA ESCOLA

  • Camila Nogueira dos Santos Faculdade Vale do Jaguaribe
  • Maria Valnice Carolino Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
  • Monike Couras Del Vecchio Barros Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Rosângela Couras Del Vecchio Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)
Palavras-chave: Gestão. Articulação. Família. Comunidade.

Resumo

Este artigo teve como objeto de estudo a gestão e a articulação com a família na escola e seus objetivos específicos foi compreender e explicar como o gestor pode tornar-se um articulador mediador entre a escola e a comunidade. Ele deve incentivar a participação respeitando as pessoas e suas opiniões no que chamamos de gestão democrática. O referencial teórico que deu suporte a pesquisa constituiu de estudos e pesquisa sobre direção de escola destacando os autores seguintes: José Augusto Dias, Vitor Henrique Paro, José Carlos Libâneo, Heloisa Lück, Carvalho, Chalita. A metodologia utilizada iniciou-se com o estudo de textos sobre gestão e seguiu-se de pesquisa bibliográfica. A hipótese inicial foi que a atuação da gestão como articuladora faz diferença nos resultados dos alunos. Os resultados da pesquisa confirmaram esta hipótese, atestando que uma boa atuação do núcleo gestor e o bom funcionamento da escola podem significar preocupação com a educação e ao mesmo tempo contribui com a elevação do nível cultural dos alunos. Compreendemos, portanto, que nessa perspectiva é possível pensar na educação como um instrumento que possibilite as camadas populares de uma ampliação do universo cultural. O funcionamento da escola e, sobretudo, a qualidade da aprendizagem dos alunos dependem de boa direção, ou seja, de formas democráticas e eficazes de gestão do trabalho escolar. É preciso estar claro que a direção e a administração da escola são meios para garantir os objetivos educacionais.

Biografia do Autor

Camila Nogueira dos Santos, Faculdade Vale do Jaguaribe

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Vale do Jaguaribe, Especialista de Fisioterapia Cardiorrespiratória (Centro Universitário Ateneu).

Maria Valnice Carolino, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Bacharel em Administração (2019) e graduação tecnólogo Processos Gerenciais pela Faculdade Ateneu - FATE (2009), MBA em Administração e Negócios pela Faculdade Ateneu - FATE (2016), Especialização em Gestão Escolar - FATE (2016). Mestranda em Administração pela Universidad UNIDA, e pós-graduanda em Didática do Ensino Superior com Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Ateneu (UniAteneu).

Monike Couras Del Vecchio Barros, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutoranda em Saúde Coletiva pela UNIFOR, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR, Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UNIATENEU e Bacharel em Fisioterapia pela Unichristus.

Rosângela Couras Del Vecchio, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Americana com revalidação pela Universidade Anhanguera de São Paulo, assim como doutorado em Administração pela Universidad de la Integracion de las Americas e mestrado em Ciências da Educação pela Universidad San Lorenzo, Especialista nas áreas de Educação e Administração de Negócios. Graduada e Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade de Fortaleza, Graduada em Formação de Professores em Regime Especial com Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Publicado
2023-06-17