DESEMPENHO NO IDEB E GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÂNIA - GOIÁS

  • Humberto Salvino Batista Torres Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás
  • Guilherme Resende Oliveira Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)
Palavras-chave: Gestão escolar. Escola pública. Avaliação em larga escala.

Resumo

Realizou-se uma análise comparativa dos resultados do Ideb de escolas estaduais de ensino médio integral de Goiânia-Goiás, com as escolas estaduais de ensino médio do estado de Goiás e do Brasil, bem como, as implicações que o indicador tem trazido para a gestão escolar. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentada em dados educacionais disponíveis no portal de dados do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), análise documental e entrevista com os gestores/diretores de cinco escolas integrais selecionadas para o presente estudo. No geral, os resultados mostraram que as escolas de ensino médio de tempo integral da rede estadual apresentaram melhores resultados no Ideb em relação as escolas Estaduais de Goiás e do Brasil. Os resultados apontam o desenvolvimento de ações, por parte da gestão escolar, que visam a melhoria do desempenho dos alunos no Ideb. É evidente, a importância da gestão escolar focada no aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Humberto Salvino Batista Torres, Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Alves Faria – Unialfa. Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Guilherme Resende Oliveira, Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Doutor em Economia pela UnB. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria – Unialfa. Diretor-Executivo e pesquisador efetivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

Publicado
2023-06-17