DESEMPENHO NO IDEB E GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÂNIA - GOIÁS
Resumo
Realizou-se uma análise comparativa dos resultados do Ideb de escolas estaduais de ensino médio integral de Goiânia-Goiás, com as escolas estaduais de ensino médio do estado de Goiás e do Brasil, bem como, as implicações que o indicador tem trazido para a gestão escolar. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentada em dados educacionais disponíveis no portal de dados do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), análise documental e entrevista com os gestores/diretores de cinco escolas integrais selecionadas para o presente estudo. No geral, os resultados mostraram que as escolas de ensino médio de tempo integral da rede estadual apresentaram melhores resultados no Ideb em relação as escolas Estaduais de Goiás e do Brasil. Os resultados apontam o desenvolvimento de ações, por parte da gestão escolar, que visam a melhoria do desempenho dos alunos no Ideb. É evidente, a importância da gestão escolar focada no aprendizado dos alunos.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.