OS DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo
Estamos passando por um momento de mudança no qual, para atender as demandas do mercado, as escolas de negócios precisam se tornar mais versáteis, criativas e ágeis. No início da década de 1980, Dickinson, Herbst e O’Shaughnessy criticaram a formação dos profissionais de Administração, destacando que as escolas deveriam estimular a formação de gestores mais criativos, competentes e flexíveis. Embora algumas escolas tenham iniciado essa jornada de atualização, o sistema educacional ainda é semelhante ao desenvolvido pós-revolução industrial, com foco na transferência de conhecimento. O objetivo deste ensaio é estimular a reflexão sobre o papel do docente contemporâneo de curso superior em Administração de Empresas, a formação desejada para o bom exercício de sua função, bem como discutir os desafios emergentes da profissão. O artigo se justifica pela necessidade de renovação no processo de ensino e aprendizagem em Administração de Empresas de modo a adequá-lo às mudanças do ambiente de negócio, mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. O profissional contemporâneo precisa saber lidar melhor com ambiguidades e incertezas, integrar diferentes áreas do conhecimento e aumentar a visão holística, necessitando desenvolver outras competências além das técnicas. Neste sentido, os principais desafios para o exercício da docência em Administração de Empresas envolvem a necessidade de aumento da profissionalização, com valorização de formação específica para a docência, incluindo fatores técnicos, didáticos e pessoais.
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