A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Francisco Joel Magalhães da Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Bruna Germana Nunes Mota Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) https://orcid.org/0000-0001-9595-6408
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Metodologia científica. Consciência metodológica. Relação com a prática.

Resumo

O uso de recursos metodológicos em trabalhos científicos não é visto pelos estudantes de graduação, e até de pós-graduação, como uma tarefa fácil, pois há diversas técnicas e procedimentos utilizados na produção acadêmica, que exigem um determinado rigor científico. Assim, o objetivo deste artigo é despertar nos estudantes a consciência metodológica, através da exposição de procedimentos, métodos, técnicas, aliados à teorização; a partir da interpretação de outros trabalhos científicos; e da própria produção de um texto acadêmico. Para isso, foi utilizado os métodos qualitativo e observacional, no que tange à compreensão reflexiva dos alunos, em discussões e atividades realizadas em sala de aula. Os resultados apontaram para uma compreensão, por parte dos estudantes, do que os trabalhos científicos propõem; a visão holística das adequações dos recursos metodológicos no decurso da produção; e a noção básica de como produzir um trabalho científico.

Biografia do Autor

Francisco Joel Magalhães da Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Bruna Germana Nunes Mota, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado
2023-06-18