A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O uso de recursos metodológicos em trabalhos científicos não é visto pelos estudantes de graduação, e até de pós-graduação, como uma tarefa fácil, pois há diversas técnicas e procedimentos utilizados na produção acadêmica, que exigem um determinado rigor científico. Assim, o objetivo deste artigo é despertar nos estudantes a consciência metodológica, através da exposição de procedimentos, métodos, técnicas, aliados à teorização; a partir da interpretação de outros trabalhos científicos; e da própria produção de um texto acadêmico. Para isso, foi utilizado os métodos qualitativo e observacional, no que tange à compreensão reflexiva dos alunos, em discussões e atividades realizadas em sala de aula. Os resultados apontaram para uma compreensão, por parte dos estudantes, do que os trabalhos científicos propõem; a visão holística das adequações dos recursos metodológicos no decurso da produção; e a noção básica de como produzir um trabalho científico.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.