OS DESAFIOS DA MULHER NEGRA NA EDUCAÇÃO

UM OLHAR PARA O PRECONCEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Adelzita Valéria Pacheco de Souza Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Luciene Alves Miguez Naiff Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)
Palavras-chave: Gênero Feminino. Raça Negra. Preconceito. Educação.

Resumo

Ao olhar para a população estudantil da educação básica, observamos que a presença feminina é constantemente ameaçada pelos descaminhos de relacionamentos familiares, da maternidade precoce, da necessidade de inserção prematura no mundo do trabalho ou até mesmo por ter que assumir o cuidado da família ainda solteiras, em caso de perda ou abandono da mãe, comprometendo assim a qualidade do percurso escolar. Neste estudo, olhamos para a condição feminina e os desafios de permanecer na educação básica, frente a condição, preconceito e outros fatores. Como metodologia realizamos pesquisa bibliográfica e o breve olhar na realidade do cotidiano escolar, estabelecendo diálogos com o público feminino. A pesquisa se classifica como pesquisa qualitativa. Nos resultados, vimos que as estudantes não dialogam com a escola sobre a questão de preconceito e que os impedimentos que atravessam o desempenho escolar, por vezes está concentrado no desânimo, na necessidade de desejar ter independência financeira e problemas familiares.

Biografia do Autor

Adelzita Valéria Pacheco de Souza, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professora Adjunta do Magistério Superior da Universidade Federal do Acre /UFAC. Doutora Interdisciplinar em Linguística Aplicada – Universidade federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Pós-doutorado em Psicologia – Universidade federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciene Alves Miguez Naiff, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)

Professora Dra. Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicado
2023-06-18