ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA LECIONAR EM UMA SOCIEDADE PLURIRRELIGIOSA

  • Gisele Silva de Almeida
  • Rafael Maciel Monteiro da Silva
  • Janote Pires Marques
Palavras-chave: Ensino Religioso, Educação, BNCC

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar os principais desafios que os professores enfrentam no exercício do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo a sociedade brasileira plurirreligiosa, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão sobre a formação destes profissionais, assim como as suas atribuições e os principais desafios diários no contexto da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o Ensino Religioso como componente curricular. Metodologicamente, esta pesquisa é exploratória, e qualitativa, com abordagem bibliográfica e coleta de dados em campo. Os participantes da pesquisa são professores que atuam em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza. Como resultado a pesquisa identificou que os profissionais não têm uma formação específica para o Ensino Religioso e que há uma tendência desta disciplina em priorizar discussões ligadas à ética e a valores, dando pouco enfoque ao conhecimento das diversas religiosidades. Os principais desafios identificados são a pouca aceitação desse componente curricular por parte dos alunos, a inexistência de materiais de apoio pedagógico e a falta de formação de professores para esse componente curricular. A pesquisa também constatou que, na escola estudada, ainda há pouca influência da BNCC no planejamento docente dessa disciplina.

Publicado
2019-11-05