ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA LECIONAR EM UMA SOCIEDADE PLURIRRELIGIOSA
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar os principais desafios que os professores enfrentam no exercício do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo a sociedade brasileira plurirreligiosa, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão sobre a formação destes profissionais, assim como as suas atribuições e os principais desafios diários no contexto da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o Ensino Religioso como componente curricular. Metodologicamente, esta pesquisa é exploratória, e qualitativa, com abordagem bibliográfica e coleta de dados em campo. Os participantes da pesquisa são professores que atuam em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza. Como resultado a pesquisa identificou que os profissionais não têm uma formação específica para o Ensino Religioso e que há uma tendência desta disciplina em priorizar discussões ligadas à ética e a valores, dando pouco enfoque ao conhecimento das diversas religiosidades. Os principais desafios identificados são a pouca aceitação desse componente curricular por parte dos alunos, a inexistência de materiais de apoio pedagógico e a falta de formação de professores para esse componente curricular. A pesquisa também constatou que, na escola estudada, ainda há pouca influência da BNCC no planejamento docente dessa disciplina.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.