O PEDAGOGO COMO PARTE DO PROCESSO EDUCATIVO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO ALDACI BARBOSA MOTA
Resumo
Este trabalho investiga a prática do pedagogo, objetivando entender sua contribuição para o desenvolvimento de adolescentes em privação de liberdade e as atividades desempenhadas por ele no "Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota". Tem como referências leis, estatutos e diretrizes que norteiam a realização deste ofício, embora ainda não haver uma clareza de seu exercício, principalmente durante a formação acadêmica, para os profissionais que futuramente atuarão nos espaços socioeducativos. Foi realizado levantamento bibliográfico com base teórica nos conceitos Educação de Adolescentes em Cumprimento de Medida, Pedagogo e suas Competências e Pedagogia da Presença. Fundamentou-se nos autores Brandão (2007), Costa (1999 e 2001), Libâneo (2006; 2010), Holtz (2006), Onofre (2007), Costa (2006), dentre outros. Como referencial teórico, utilizamos marcos legais como a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), Lei nº 12.594/12 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE) e outras. A pesquisa se classifica como qualitativa, do tipo exploratória com delineamento de estudo de campo. Para a coleta de informações se recorreu ao emprego de estudos documentais e de entrevistas. Nesta pesquisa, observou-se o trabalho realizado pelo pedagogo, suas contribuições significativas quanto ao trabalho pedagógico, seja no planejamento, didática e avaliação. A análise da entrevista serviu para comparação entre os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante sua formação acadêmica e sua atuação pedagógica no sistema socioeducativo. Concluiu-se que a formação acadêmica não possibilita a construção de saberes e práticas para atuação efetiva nas unidades socioeducativas.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.