Revista Educação & Ensino

  • Solma Regina Felix Alves
  • Fábio Nunes Assunção
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Criança, Escola

Resumo

O presente artigo teve como finalidade identificar o uso da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como sua importância na formação de futuros leitores. Foi realizado um breve histórico da literatura infantil, enfatizando a leitura como recurso e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, e, com propósito de nos aprofundarmos no tema, foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como lócus um colégio de ensino particular de Fortaleza, em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com 10 questões, direcionado às professoras participantes da pesquisa. Buscou-se verificar em quais momentos a literatura infantil é utilizada, e de que forma pode ser uma aliada, favorecendo o intelecto, a criatividade, a imaginação, bem como o social, contribuindo para a formação de cidadãos críticos. Destacamos o papel do professor, pois ele é estimulador, orientador e mediador entre o aluno que está em formação e a literatura, que é a chave para o conhecimento. Concluímos com a pesquisa que o uso da literatura infantil em sala de aula favorece as relações sociais das crianças, desenvolve senso crítico, a criatividade, a imaginação, além de ampliar o vocabulário dos alunos e o conhecimento do mundo.

Publicado
2019-11-11