EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA AMAZÔNIA

ANÁLISE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM

Palavras-chave: Educação. Tempo Integral. Política pública.

Resumo

Nesse estudo, analisou-se as condições das escolas para implementação de políticas indutoras de educação em tempo integral na Região Metropolitana de Santarém/Pará (RMS) a partir dos estudos defendidos no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. As técnicas aplicadas foram de análise bibliográfica, onde se estrutura a pesquisa a partir da construção de um panorama das pesquisas que já foram feitas no PPGE/UFOPA sobre Educação Integral, com recorte temporal entre os anos de 2015 a 2020, como ponto de partida para compreender como as políticas públicas de educação integral vem sendo implementadas na RMS. Os resultados demonstram que ainda há muito a ser implementado na RMS/PA para que favoreça condições aos alunos de escolas em tempo integral, relacionadas à infraestrutura escolar e além das aulas do currículo formal. 

Biografia do Autor

Eriane Oliveira Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Universidade do Oeste do Pará; Programa de Pós-graduação; Grupo de Pesquisa HISTEDBR UFOPA Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR (UFOPA). Bolsista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA. Lattes: <https://lattes.cnpq.br/9784765251995656> E-mail: erianeoliver@gmail.com

 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Universidade Federal do Oeste do Pará; Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da UFOPA. Vice-coordenadora do PPGE/UFOPA. Pesquisadora PQ2 no CNPQ. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9671465461954562> E-mail: liliacolaress@gmail.com

Leandro Sartori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais. Doutor em Educação pela Unicamp. Professor Adjunto do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da UERJ. Estágio pós-doutoral no PPGE/UFOPA. Lattes: <https://lattes.cnpq.br/6020882116183008> E-mail: leandrosartorigoncalves@yahoo.com.br

Publicado
2023-11-08