ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Lidiana Gomes de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Milena Marcintha Alves Braz Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Ampliação da jornada escolar. Educação integral. Escola de Tempo Integral. Políticas Públicas.

Resumo

Este trabalho analisou pesquisas encontradas na literatura científica sobre Programas de implantação de Escolas de Tempo Integral no Brasil. Teve como objetivo reunir informações detalhadas sobre tais Programas, visando ampliar e aprofundar as discussões pertinentes ao tema, bem como subsidiar uma pesquisa acadêmica em desenvolvimento, no âmbito do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, utilizou-se a revisão integrativa como método de pesquisa para reunir e sistematizar as dissertações e teses produzidas no Brasil entre 2017 e 2022. Assim, recorreu-se a textos disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos seguintes descritores: “ampliação da jornada escolar”, “educação integral”, “educação em tempo integral”, “escola de tempo integral” e Política Pública". Para uma apreciação mais minuciosa, foram escolhidas pesquisas realizadas em instituições educacionais com ampliação da jornada escolar, especificamente, na etapa do ensino fundamental. Os critérios estabelecidos, dentro do período determinado, resultaram na seleção de 04 dissertações e 02 teses, totalizando 06 pesquisas acadêmicas desenvolvidas em escolas de ensino fundamental. Os resultados indicam a exiguidade de pesquisas que tratam da ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral em contexto nacional. Destacou-se na revisão integrativa, experiências de ampliação da jornada escolar desenvolvidas no contexto nacional, como as realizadas nas regiões norte, sul e sudeste, indicando a possibilidade de expansão das atividades pedagógicas que objetivam a formação integral do educando, dentro da conjuntura educacional brasileira.

Biografia do Autor

Lidiana Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda no curso de Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: lidiana.gomes2013@gmail.com

Milena Marcintha Alves Braz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: milena@virtual.ufc.br

Publicado
2023-11-08