MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Ana Cristina Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0000-0001-8658-2512
  • Rafael Duarte Falcão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Palavras-chave: Estado de Conhecimento. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O propósito desta pesquisa, exploratória e descritiva, na interface com a bibliometria, é discutir as principais características da produção de conhecimento sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). O objetivo deste repositório é publicar artigos inéditos na área de Educação Profissional e Tecnológica. Conforme Romanowski e Ens (2006), entende-se que a pesquisa do tipo produção de conhecimento não se restringe, simplesmente, a identificar a produção sobre uma temática, mas analisá-la, categorizá-la e revelar os seus múltiplos aspectos. Assim, organizou-se uma busca avançada da produção de conhecimento sobre o EMIEP na RBEPT, com filtro temporal, empregando o descritor - Integrado - com inicial maiúscula. Encontrou-se 16 artigos que, após leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, mostraram-se relevantes. Estabeleceu-se três categorias de análise temática, a saber: ensino, pesquisa e extensão; formação docente e práticas pedagógicas; política educacional e currículo integrado.

Biografia do Autor

Ana Cristina Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Mestre e doutoranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua como pedagoga do IFRN. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/4086479807136423> E-mail: anabatistarn@gmail.com

Rafael Duarte Falcão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0510250352314238> E-mail: javier1936.rf@gmail.com

Olivia Morais de Medeiros Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Centro de Educação; Curso de Pedagogia Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Lattes: <http://lattes.cnpq.br/7542482401254815> E-mail: olivia.neta@ufrn.br

Publicado
2023-11-08