REPENSANDO OS SABERES E AS PRÁTICAS DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Formação Profissional. Saberes docentes. Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

Pesquisas recentes têm evidenciado a necessidade de repensar a prática pedagógica do professor, a partir de uma formação continuada, que contribua para a apropriação de saberes específicos ao exercício da docência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores evidenciam suas concepções e práticas relacionadas ao ensino de invertebrados e à mobilização dos saberes docentes após a participação em um curso de extensão voltado à Formação Profissional. O curso aconteceu por meio de oficinas formativas on-line e contou com a participação de 35 professores da rede pública estadual do Paraná. A pesquisa se desenvolveu seguindo uma abordagem qualitativa por meio de uma avaliação diagnóstica ao término do módulo. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva, e desse processo emergiu a categoria denominada “Mobilização dos saberes da Formação Profissional”, e duas subcategorias: “Contribuição do curso para a formação dos profissionais” e “Mudanças oriundas a partir das experiências/vivências possibilitadas pelo curso”. Esses dados permitiram inferir que os professores perceberam a necessidade de refletir sobre sua formação e prática profissional, aproximando os saberes produzidos no meio acadêmico àqueles desenvolvidos em sua prática em sala de aula.

Biografia do Autor

Gisele Carvalho de Siqueira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil. Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. E-mail: gisele.carvalho@uel.br

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, SP, Brasil. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil – e docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. Com o apoio do CNPq. E-mail: marinezpassos@uel.br.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP, Brasil. Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil – e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR, Brasil. E-mail: alvarojr@uel.br

Hilda Helena Sovierzoski, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. E-mail: hilda.sovierzoski@icbs.ufal.br

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil. Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. E-mail: luckenlucas@uenp.edu.br 

 

 

Publicado
2023-11-09