REPENSANDO OS SABERES E AS PRÁTICAS DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Pesquisas recentes têm evidenciado a necessidade de repensar a prática pedagógica do professor, a partir de uma formação continuada, que contribua para a apropriação de saberes específicos ao exercício da docência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores evidenciam suas concepções e práticas relacionadas ao ensino de invertebrados e à mobilização dos saberes docentes após a participação em um curso de extensão voltado à Formação Profissional. O curso aconteceu por meio de oficinas formativas on-line e contou com a participação de 35 professores da rede pública estadual do Paraná. A pesquisa se desenvolveu seguindo uma abordagem qualitativa por meio de uma avaliação diagnóstica ao término do módulo. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva, e desse processo emergiu a categoria denominada “Mobilização dos saberes da Formação Profissional”, e duas subcategorias: “Contribuição do curso para a formação dos profissionais” e “Mudanças oriundas a partir das experiências/vivências possibilitadas pelo curso”. Esses dados permitiram inferir que os professores perceberam a necessidade de refletir sobre sua formação e prática profissional, aproximando os saberes produzidos no meio acadêmico àqueles desenvolvidos em sua prática em sala de aula.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.